Início :: Enciclopédia :: Curiosidades :: Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos?

Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos?

A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551.

Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

1

13 comentários

  1. MUITO BOM E PROVEITOSO, COMO JÁ DISSE SUZANA: MUITOS COMO EU MESMO NÃO TINHA ESSE CONHECIMENTO.VALE LEMBRAR TAMBÉM QUE MESMO NO ENSINO DOMINICAL,EU NUNCA OUVI À RESPEITO.ISSO DEVE SER TRAZIDO TAMBÉM COMO ESTUDO PARA O ENSINO NÃO SÓ DE ADULTOS, MAS TAMBÉM PARA JUNIORES E ADOLESCENTE. PARABÉNS PELA MATÉRIA APESAR DE HAVEREM CRÍTICOS.

  2. Uma das maiores mentiras pregada atualmente, é que a palavra de Deus se renova a cada dia, pois ela nunca se renovou e jamais se renovará continua sendo a mesma sempre. A dificuldade está no interesse humano que infelizmente tem usado MTS vezes como forma de lucro financeiro, não se pode generalizar pois existe gente séria e igrejas verdeiramente biblicas porem temos q estar sabendo do que a Bíblia trata porém infelizmente a maioria das pessoas que buscam as igrejas não estão preocupadas com vida cristã e sim em salvar suas empresas, adquirir bens, ser curados de enfermidades q a medicina já desenganou e por aí vai. Entendo que Deus pode fazer TD isso biblicamente falando mas precisamos rever MTS conceitos.

    • Caro SOUZA, se vc não fosse um menino precipitado, jamais diria que “é uma mentira afirmar que a Palavra de Deus se renova a cada dia”. Quando afirmamos isto, nos referimos a maneira como ela chega ao nosso entendimento, sempre de forma renovada.
      Portanto aprenda algumas figuras de linguagem, para não publicar bobagens. Com amor seu irmão em Cristo.

  3. Muito oportuno o Comentário da Anézia Aparecida. Ela postou dizendo “impressão que temos é que sempre foi assim”. Existem muitas crendices nos meios religiosos, porque é mais conveniente para as lideranças eclesiásticas com as suas próprias ideias. Como está escrito “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseas 4:6). A Bíblia começou a ser chamada “sagrada” na época da Reforma Protestante, como resistência ao dogma da infalibilidade papal. Ocorre que ainda está muito mal explicada a adesão de Jean Calvin ao protestantismo, ele que deixou um enorme séquito de seguidores desinformados, que deixaram uma tal herança onde a doutrina é mais importante do que a fé, e que a salvação seja um ato meritório. O que vemos nas ruas e pela televisão não representa a totalidade do pensamento cristão. O que temos visto na maioria das pregações é a bibliolatria. Como está escrito “pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador” (AA, aos Romanos 1:25)

    • Caro roberto acho que vc nao tem conhecimento.biblico.por dizer tantas bobagem.
      Vc dever ser aqueles protestante que acha que a biblia que carrega em baixo dos seus braço caiu de capa e ziper do ceu?
      Diante de tanto mentira que os protestante em geral prega as prosperidade.a igreja da nova era.

  4. eu gostei muito de saber a cerca da divisão do captulo e verciculo, porque me ajuda a ender facil manta a biblia.

  5. O nosso criador que é perfeito e faz tudo perfeito nos deixa suas palavras e nos ensina a lê-la de forma linear sem pular partes , ai vem o homem com toda sua maldade e prepotência e muda o que é perfeito dando espaço para as pessoas mau intencionadas ludibriarem os inocentes pescando versículos , sem que as mesmas leiam todo o contexto…isso sim se traduz como blasfemar contra nosso criador ! E inocentes pensam que o homem melhorou as palavras de nosso pai !!! quanta inocência…

  6. O melhor livro que ja li tem história de guerra amor a literatura e rica e muito mais eu creio que e sem dúvida a infalível palavra de Deus…. a paz de Deus e do nosso senhor Jesus Cristo a todos amém…

  7. Isso é muito bom para para que gosta de conhecer a biblia. Muito obrigado esclarecimento, que a paz do Senhor Jesus esteja com vocês.

  8. Muito interessante!!! coisas que todo mundo deveria saber, mas quase ninguém sabe. Parabéns para quem nos possibilitou saber disso!!!

    Itapoã, brasília DF.

  9. Esta divisão de capítulos e versículos facilita a nossa leitura e para memorizar as passagens bíblicas, muito legal!
    Gilda
    Glória – Vila Velha – ES

  10. A impressão que temos é que sempre foi assim.Mas é muito bom saber que Deus molda a sua obra todo tempo afim de alcançar cada vez mais profundo as pessoas. Muito legal. São Judas – SP

  11. Muito interessante. é bom saber como a Bíblia foi sendo organizada ao longo dos anos para que hoje a sua leitura se torne cada vez mais facilitada. Boa iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *